sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Prefácio de Zé Limeira, o poeta do absurdo, de Orlando Tejo

José Américo de Almeida
Prefácio de Zé Limeira,
o poeta do absurdo,
de Orlando Tejo
Tomado de amores pela poesia popular, a manifestação mais viva da inteligência do Nordeste, Orlando Tejo escreveu este livro. 
É uma excelente contribuição para o conhecimento íntimo da musa matuta, representada por um dos seus curiosos exemplares. 
A literatura de cordel está, hoje, universalmente consagrada, como um dos testemunhos mais fiéis da tradição.  A pobreza de mitos regionais é suprida por essa fonte de comunicação imediata. 
Começa o autor enquadrando sua pesquisa no domínio do folclore, cujo conceito traduz com familiaridade e solidez. 
Finalmente, elege, um estudo, o tipo que representa, no seu entender, a revelação mais original da sobrevivência dos antigos trovadores: Zé Limeira, paraibano do Teixeira (l 886-1954). 
Esse Zé Limeira, chamado o Poeta do Absurdo, era doido ou um vidente. A figura humana encarnava um misto de excentricidade e simpatia. Alto, forte, sorridente, impressionava pelo físico e maneiras destabocadas. 
Andarilho de sete fôlegos, trazia o matulão a tiracolo e não largava a bengala de aroeira, feita um bordão. 
Meio carnavalesco, usava roupa de mescla com um lenço encarnado no pescoço. Seus dedos eram grossos de anéis. 
Cantando, com uma bonita voz, erguia, desdenhoso, o rosto guarnecido de grandes óculos escuros.  Este retrato denuncia o estado interior:  
  
Sou o cantador malhó   
                     Que a Paraíba criou-lo.
Eu me chamo Zé Limeira,   
                     Cantor de Sabedoria.
Não tem homem cuma eu.  
                     Sou o vátis das glórias desta terra.

O auto-elogio é próprio dos repentistas. Nos desafios, cada um procura superar o rival com suas pabulagens.  Mas o Poeta do Absurdo, por seus exageros, desafia um diagnóstico. 
Singularizava-se ele por sua independência e altivez.  Enquanto os outros cantadores, sempre louvaminheiros, exaltavam os "donos da festa", Zé Limeira era irreverente e pornográfico dentro dos ambientes mais austeros. 
Na casa de um agrônomo, que o chamara para cantar, escandalizou a família e os convidados com estas liberdades ao celebrar as virtudes da senhora do anfitrião: 
Eu sou um homem de fé  
                     Mais só conheço a muié  
                     Olhando a parte de baixo.
          
Na presença de um governador de Estado, saudou a primeira dama, depois de ter ouvido o parceiro esbofar-se em suas loas, com esta porcaria imprópria: 
                     Doutô, como eu não tenho um brinde em nota,  
                     Que possa oferecer à sua esposa, 
 
                     Dou-lhe um quilo de merda de raposa 
 
                     Numa casca de cana piojota. 

Tinha momentos de um saboroso realismo: 
                     Muié só presta arpejada,  
                     Porém só presta bem feme, 
 
                     Do jeito que foi Noeme 
 
                     Cum cinco mês de casada. 
 
  
        E no mesmo tom 
                     Só gosto de duas coisas:  
                     Vida boa e muié feme. 
 
                     Ainda o ano passado 
 
                     Fui pai dum casá de geme 
        Rebenta um imprevisto: 
                     Fui casado e bem casado,  
                     Cum quem, num digo cum quem. 
 
                     A muié ainda é viva, 
 
                     Mas morreu, mora no Além, 
 
                     Se um dia vortá à terra, 
 
                     Vai morá no pé da serra, 
 
                     Não casa mais cum ninguém. 
        Criou um lirismo rude: 
                     No dia que eu me zangá  
                     Mato você de carinho. 
        E mais temo: 
                     Minha muié chama Bela,  
                     Quando eu vou chegando em casa, 
 
                     O galo canta na brasa; 
 
                     Cai o texto da panela, 
 
                     Eu fico olhando pra ela... 
 
                     Morena de meu amor, 
 
                     Cabo de minha bengala, 
 
                     Segredo de minha mala, 
 
                     Meu cavalo corredor. 
         Admira esta fluência poética: 
                     Eu e o mestre na festa  
                     Canto até ficá de dia. 
 
                     Na terra só tem tristeza, 
 
                     No Céu só tem alegria. 
 
                     Se um dia eu fosse chamado  
 
                     Prá cantá no Céu eu ia. 
         E esta novidade de construção: 
                     Eu briguei com um cabra macho  
                     Mais não sei o que se deu: 
 
                     Eu entrei pru dentro dele, 
 
                     Ele entrou pru dentro deu, 
 
                     E num zuadão daquele 
 
                     Não sei se eu era ele 
 
                     Nem sei se ele era eu. 
         O que singularizava Zé Limeira era ser o antilógico: 
                     Casemo no ano de quinze,   
                     Na seca de vinte e três. 
                     Ela parece um limão  
                     Rodeado de cebola, 
 
                     Uma goiabeira verde 
 
                     Enfeitada de ceroula... 
 
                     Eu me lasco mas faço uma ferida  
 
                     No toitiço da velha madrugada. 
                     Quando uma vez eu cantava,  
                     Bem cedinho, à meia-noite, 
 
                     Quando eu de dia falava, 
 
                     Passou uma besta-fera 
 
                     E meus versos declamava. 

Baralhava ele as noções de tempo e de espaço.  E ainda pior, era a deformação pessoal.
Nos desafios, fugia do assunto, deixando de estabelecer o diálogo.  
Perdia o fio das respostas e prosseguia, desatento, distante, desarrazoado, sem ligar para o companheiro.  Fazia de conta que não ouvia a deixa.
Abusava da distorção histórica.  Não havia glória profana ou santidade que escapasse de suas caricaturas:  
  
                     Napoleão era um   
                     Bom capitão de navio: 
 
                     Sofria de tosse braba 
 
                     No tempo em que era sadio, 
 
                     Foi poeta e demagogo, 
 
                     Numa coivara de fogo 
 
                     Morreu tremendo de frio. 
                     Dom Pedro teve um enfarte,  
                     Tomou um chá de jumento, 
 
                     Vomitou, botô pra dentro, 
 
                     Tornô goipá outra vez... 
                     Quando Jesus veio ao mundo   
                     Foi só pra fazê justiça. 
 
                     Com treze ano de idade 
 
                     Discutiu com a doutoriça, 
 
                     Com trinta ano depois 
 
                     Sentô praça na puliça. 
                     O Marechá Floriano  
                     Antes de entrá pra Marinha,  
 
                     Perdeu tudo quanto tinha  
 
                     Numa aposta cum cigano.   
 
                     Foi vaqueiro vinte ano,  
 
                     Fora os dez que foi sargento.   
 
                     Nunca saiu do convento  
 
                     Nem pra lavá a corveta,  
 
                     Pimenta só malaqueta,  
 
                     Diz o Novo Testamento. 
Quando a Princesa lsabé
                     Escapou do cativeiro,
                     Arrodiou pru Monteiro
                     Vei se escondê em Sumé.
                     Foi quando uma cascavé
                     Mordeu-lhe a junta dá mão.
                     Foi morrê lá no Feijão,
                     Dum jeito de fazê pena...
                     Um dia Augusto dos Anjo,
                     Junto com São João da Barra,
                     Foram fazê uma farra
                     E tivero um desarranjo. 
 
  
 
                     Jesus nasceu em Belém,   
 
                     Conseguiu sair dali, 
 
                     Passou por Tamataí, 
 
                     Por Guarabira também.   
 
                     Nessa viage de trem 
 
                     Foi pará no Entroncamento. 
 
                     Não encontrando aposento 
 
                     Dormiu na casa do Cabo, 
 
                     Jantou cuscuz com quiabo, 
 
                     Diz o Novo Testamento.

Era assim que interrompia os torneios.  Seria uma fuga?  Um recurso de ocasião?  Um enxerto preconcebido para encontrar a rima? 
Essa incoerência não é um pensamento sem controle e, sim, uma agressão ao real.  Uma visão deformada e não o abstrato, o subjetivismo criativo. 
É exato que ele também se apresentava como inventor da linguagem: filosamia, filanlumia, pilogamia e outros termos que ninguém pescava. Deverá ser levado para o campo psiquiátrico ou seria um fenômeno de intuição realista? 
Ele mesmo disse: 
Eu sou um nego moderno,
                     Foi não foi, estou pensando.

De fato, era um repentista; a composição elaborada tinha outro valor. Orlando Tejo examina bem esse aspecto. 
Sabemos o que significa o automatismo contra a reflexão.  Mas não se encontra nessa poesia plebéia nenhum laivo do subconsciente ou do onírico; o que se observa é mera confusão.  Há uma exatidão intrínseca que não se deturpa. Uma coisa é ser hermético e outra é ser desconexo.
Temos mostras de surrealismo em alguns dos nossos melhores poetas: João Cabral de Meio Neto, Jorge de Lima, Murilo Mendes.  Um analfabeto não teria essa sensibilidade. 
Ou seria simplesmente uma intenção humorística, um jogo de  
crioulo doido? isso, sim. O poeta não levava as coisas a sério, trocava as bolas, procurando o pitoresco. 
Mas que imaginação picaresca! 
É um livro digno de estudo. 
O poeta Orlando Tejo expõe uma matéria nova para ser analisada ela crítica moderna.



Um comentário:

  1. Adoro Zé Limeira! Como admirador do Cordel, também comecei a 'brincar', mas sem nenhuma pretensão literária (evidente). Abaixo um ensaio:

    Foi num porto da Bahia
    Que Dom João chegou bem cedo
    Dava pra contar no dedo
    A bagagem que trazia
    Uma dúzia de bacia
    Dois fardos de algodão
    Gasolina de avião, e,
    Do café trouxe a semente
    Duas bíblias, uma de crente
    Outra do rei Salomão!
    (Zé Roberto)

    Hitler nasceu na Bolívia
    Mudou-se pro maranhão
    Com vinte anos de idade
    Já pilotava avião
    Mais trinta anos depois
    Entrou na corrupção!

    Dia sete de setembro
    Proclamou a monarquia
    Conheceu Dilma Rousseff
    Casou-se no mesmo dia
    Acharam no apartamento
    Setenta conto e quinhento
    Somente em mercadoria!

    Levado ao tribunal
    Por Janot interrogado
    Disse: " comprei todo mundo
    Mais de mil, só deputado
    E pra engrossar o cardápio
    Tem um tal de lularápio
    Que é ladrão do mais safado!"

    "Tem santo, tem cheirador
    novo, Natal, diamante
    boca -mole, e montanha
    lindinho, centroavante
    tem até um tal comprido
    tem cobra, tem colorido
    conquistador, e amante!

    Tem flamengo, botafogo
    Tem garanhão e fodão
    também baixada e suíça
    Tem santo andré e timão
    brasília, acelerado
    tem piloto, até cerrado
    tem poste, e solução!

    Minha lista é tão extensa
    só de pensar, tô cansado
    oitenta e um fidiquenga
    já sustentei no senado
    vou voltar pro Ceará
    No Cariri vou pescar
    Piau, salmão e dourado!
    (Zé Roberto)

    E por ai vai...

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