segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Nosso homem em Havana, Graham Greene


Resultado de imagem para Dizem que a Terra é redonda...      "Homens sensatos velhos
Amigo da família, nos cercam
Dizem que a Terra é redonda...
      Minha loucura ofendem.
As laranjas têm sementes, dizem,   
      E as maçãs cascas.
      Digo que noite é dia
E que não tenho machado para afiar
      Por favor não acreditem
..."

O Nosso Homem em Havana Poster     Quem teve a feli-cidade de ter lido o livro "Nosso homem em Havana", romance do escritor inglês Graham Greene publicado em 1958,  emociona-se com a letra com esta música cantada no dia em que Jim Wormold conhece Beatrice Serven.
     O livro conta a história de Jim Wormold, um inglês que vive em Havana, trabalhando como vendedor de aspiradores de pó. A esposa que fugira com outro homem para Miami, e ele com sérios problemas financeiros para criar a filha, uma bela jovem de dezessete anos, constantemente cortejada pelo capitão de polícia local, famoso pelas torturas que inflige aos rebeldes liderados por Fidel Castro.
   Wormold é recrutado pelo serviço secreto britânico e, vendo aí uma fonte de renda capaz de solucionar seus problemas, passa a inventar situações e pessoas como desculpa para solicitar cada vez mais dinheiro ao governo britânico. Estranhamente, porém, as mentiras começam a se tornar realidade, e o que antes não passava de invenção começa a se concretizar.
Uma boa sugestão de leitura!


domingo, 4 de setembro de 2016

O retrato de Dorian Gray e o mito de fausto

    A narrativa é construida através do conflito gerado pela personagem de Basil Hallward (artista inglês reconhecido), que atinge o que ambiciona todo artista, a criação da sua obra perfeita: o retrato da personagem Dorian Gray.
    A personagem de Dorian Gray, ao ser retratada descobre a fragilidade da sua beleza diante do tempo (por meio da imortalidade da arte), e tenta ir contra a este fato.
     Outra personagem em destaque no livro é a de Lorde Henry Wotton, que vê na beleza pura de Dorian Gray a perfeição de uma alma que deveria ser corrompida, unindo o belo ao cruel. Henry Wotton é o mentor intelectual da desintegração da personagem Dorian Gray.
    O foco central da narrativa é o retrato pintado, pois através dele as personagens conquistam aquilo que desejam.

  O livro "O Retrato de Dorian Gray" foi o único romance escrito por Oscar Wilde (escritor irlandês).
O romance visa criticar os costumes presentes na Inglaterra Vitoriana, que insistia em conservar uma tradição hipócrita e não aceitava as mudanças socioculturais trazidas por um novo tempo.
   A obra, classificada como um romance gótico, é o ícone do decadentismo inglês por abordar de maneira irônica a visão do homem e de sua ambição para alcançar a juventude eterna e a perfeição (por meio da beleza estética). 
    No livro os diálogos têm maior importância que a própria narrativa, pois a ironia e as criticas à sociedade são trabalhadas nos diálogos entre as personagens. O narrador do romance é observador e apenas situa o leitor no tempo e espaço da narrativa.
     Além de criticar o decadentismo inglês, a narrativa está estruturada sobre uma referência intertextual clara ao mito de Fausto, retratado pelo grande autor alemão Göethe. 
     Os críticos e a sociedade da época consideraram o livro "O Retrato de Dorian Gray" amoral, entretanto o romance é hoje um dos maiores marcos da literatura universal.
     O retrato em questão está, obviamente, mais ligado à personagem principal (personagem que dá o título ao livro), a qual oferece sua alma ao Diabo (mito de Fausto) para trocar de posição com o retrato. O pedido é atendido pelo Diabo que faz com que o retrato envelheça no lugar da personagem. O retrato acaba tomando para si as marcas dos registros de toda a obra de vida de Dorian Gray.
     O tempo passa e o fútil Dorian Gray não envelhece, permanece belo como um adolescente, conservando uma face pura e angelical. Entretanto por trás do rosto imperturbável pelo tempo, há uma alma cruel, amoral e assassina, refletida em um quadro, que envelhece e altera a sua face a cada comportamento amoral de seu dono.

 "O Retrato de Dorian Gray"
Oscar Wilde




quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Veja, senhor, aquelas estrelas...

Resultado de imagem para olha senhor o ceu estrelado"Veja, senhor, 
aquelas estrelas. 
Ali estão elas brilhando, por Deus, 
o céu está repleto delas. 
Agora peço-lhe, 
quando se olha para cima 
e se pense que muitas delas 
dizem ser cem vezes  

Resultado de imagem para olha senhor o céu estrelado
maiores que o mundo, 
como é que a 
gente se sente? 
Nós, homens, 
inventamos o telégrafo
 e o telefone e tantas 
outras aquisições 
da era moderna, 
sim, isto fizemos. 
Mas quando olhamos para cima 
é preciso reconhecer 
e compreender que, no fundo, 
somos uns vermes, vermes miseráveis e nada mais. Respondeu a si mesmo 
e acenou com a cabeça, humilde e abatido 
para o firmamento."

Tonio Kroger. Thomas Mann. 1ª Edição, 1971